bik 381 - julho 2024

Por que as empresas param de cres- cer? São muitas as razões para que isso aconteça e, economicamente falando, há muitos significados para “parar de crescer”. Veja o que aconteceu com empresas como Mappin, Mesbla, Arapuã, Transbrasil e os bancos Econômico, Bamerindus e BCN, entre outros exemplos. Sem entrar em detalhes, investiram em propaganda, apareceram na mídia, conquistaram seu espaço e deram muitas alegrias a consu- midores e funcionários. Algumas dessas empresas são bem lembradas; outras, não deixaram sauda- des. Por trás delas, existiram dirigentes, alguns, hoje, já falecidos, outros dirigindo ou empregados em outras atividades, alguns ricos, outros pobres, ou até falidos. É razoavelmente comum encontrar um homem sem muito estudo obter sucesso e ter uma grande empresa ou um verdadeiro império. Entretanto, na terceira geração a empresa quebra, e não se fala mais do grande empreendedor. Por que isso acontece? É mais fácil dirigir uma empresa que está grande e estruturada, do que começar sem nada desde seu início? Certamente não é fácil começar do nada. Continuar uma atividade deixada ou iniciada por outro é muito mais fácil, pois conta com equipe, faturamento, clientela, movimento, lucro e outros. Orientações do Mentor (252) Organização King Contabilidade • King Contabilidade • King Imóveis kingcontabilidade F one: (11) 2856-7200 • www.grupoking.com.br • [email protected] kingcontabilidade company/kingcontabilidade B o l e t i m I n f o r m a t i v o Julho/ 2024 - Ed. 381 CRESCER SEMPRE O que é continuar crescendo? É gastar me- nos do que se ganha. Na melhor das hipóteses, é pagar tudo: fornecedores, funcionários, todas as des- pesas administrativas, todos os impostos e contribuições. Muitos empresários, mesmo não pa- gando todas as obrigações, pensam que sua empresa está sobrevivendo e fazem retiradas pró-labore, levando uma vida nor- mal como se ela também estivesse normal. Não percebem que seu negócio está indo mês a mês ao fundo do poço, e quando percebem que não têm como recuperar, a passam adiante com todo seu passivo. Só quando se levanta a relação do passivo, se descobre que todo seu ativo não existiamais. Para continuar crescendo em uma atividade, não há outra saída senão gastar menos do que se ganha. Administrar uma atividade não é tão difícil, mas é preciso receber orientações de uma boa empresa contábil, e pagar tudo o que é necessário. Sempre é bom lembrar o que significa custo-benefício e aplicar à regra. Não trabalhar pensando em ganhar explorando o consumidor. É mais acertado vender pensando em servir sempre bem o consumidor . Memórias de Hatiro Shimomoto Índice 2 Notícias dos Tribunais 4 Contábil • Bônus de Adimplência 5 Fiscal • Transferência de mercadoria entre estabelecimentos da mesma titularidade – ICMS 6 Pessoal • Domicílio Eletrônico Trabalhista - DET • Bullying nas empresas 9 Financeiro • Aviso de vencimentos 10 Relacionamento Clientes • King Contabilidade completa 64 anos no mercado contábil • Cursos Gratuitos no Sebrae Aqui Penha em julho! 12 Agenda Fiscal

RkJQdWJsaXNoZXIy NzkwMDY=